O Cerrado é considerado o Berço das Águas porque é a região que abriga os três maiores aquíferos que abastecem o Brasil e países vizinhos: Guarani, Bambuí e Urucuia. A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e ao contrário da imagem propagada de isolamento e solo rachado, ela abriga uma diversidade de espécies importantes para o equilíbrio ambiental.
Apesar de serem tão estratégicos para a nossa própria sobrevivência, mais da metade da vegetação nativa do Cerrado e 46% da Caatinga já foram desmatadas! Além disso, os biomas ainda não possuem o status de Patrimônio Nacional. Uma das consequências mais visíveis é a falta d’água. As crises hídricas do Sudeste e do Centro-Oeste, que tiveram seu ápice em 2014 e 2015, são resultados desse desmatamento. Se não forem transformados em Patrimônio Nacional como os outros biomas, o Cerrado e a Caatinga continuarão sendo desmatados sem maiores implicações legais e jurídicas.
Junte-se aos povos do Cerrado e da Caatinga na defesa da água e da vida! Assine a petição pública que exige que o Cerrado e a Caatinga sejam Patrimônio Nacional!
Posts Recentes
- Sinalização aquática no Lago Azul é reinstalada após ação de vândalos
- Max Baroli é eleito presidente da Câmara Municipal de Araguaína em votação acirrada
- Prefeitura de Araguaína retoma expediente de oito horas a partir de janeiro de 2025
- Araguaína tem previsão de orçamento de R$ 1,4 bilhão para 2025
- Prefeitura de Araguaína divulga resultado final de projetos culturais habilitados a financiamento por meio da Lei Aldir Blanc